APCA
RELATÓRIO FINAL ELABORADO PELA CNADCA
11 de Setembro de 2009
(COMISSÃO NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIRURGIA DE AMBULATÓRIO)

No passado dia 11 de Setembro, a Senhora Ministra da Saúde aprovou e autorizou a colocação à discussão pública do Relatório Preliminar da CNADCA, Comissão esta nomeada através do Despacho nº 25 832 / 2007 (Diário da República nº 218, 2ª Série, de 17 de Novembro).

O Relatório Preliminar da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório esteve em discussão pública, no Portal da Saúde, até ao dia 3 de Outubro de 2008. Foram recebidos 13 comentários de pessoas em nome individual e de instituições, tendo resultado na incorporação de 16 contributos, que permitiram melhorar a qualidade do documento inicial.

O Relatório Final serviu de base à realização de uma conferência nacional, que decorreu no dia 20 de Outubro, marcando um ano sobre o início formal dos trabalhos da CNADCA - e a consagração do Dia Nacional da Cirurgia de Ambulatório -, no Palácio da Bolsa, no Porto. Foi também lançada a campanha mediática para a promoção da cirurgia de ambulatório.

Relatório Final CNADCA

Na sequência do trabalho desenvolvido pela CNADCA e com o intuito de aumentar a qualidade clinico-organizativa dos programas de CA, o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, entendeu aceitar a recomendação da CNADCA da adopção no curto prazo, nos Hospitais do SNS, de um conjunto de critérios básicos na organização de programas de CA, bem como a médio prazo dum conjunto adicional de critérios que a CNADCA identificou como de adopção desejável, explicitado no Despacho nº 30114/2008, de 21 de Novembro


Recomendações para Gestão do Bloqueio Neuromuscular em CA
Recomendações - Abordagem Anestésica Idoso Obeso

Inscreva-se na APCA

Informação sobre o Tromboembolismo Venoso
Jornal do Congresso - 2014
Recomendações - Anestesia Regional em CA
Recomendações -Tromboprofilaxia em Cirurgia Ambulatória

International Association for Ambulatory Surgery

Mailing list APCA
 Política de Proteção de Dados Pessoais