VII Reunião de UCAs / I Congresso da UCA ULS Tâmega e Sousa
29 e 30 NOVEMBRO |
PENAFIEL PARK HOTEL |
INSCRIÇÕES ABERTAS |
Sócios APCA: Especialistas 100€ | Internos 60€ | Enfermeiros 60€ Não Sócios: Especialistas 120€ | Internos 80€ | Enfermeiros 80€ |
PROGRAMA |
REGULAMENTO E SUBMISSÃO DE RESUMOS |
DATAS A CONSIDERAR |
Data limite para submissão online dos resumos: Data limite para comunicação de resultados: Data limite para envio online dos trabalhos a apresentar: Data limite para inscrição do apresentador: |
REGULAMENTO |
1. Os resumos serão exclusivamente submetidos online através deste formulário de submissão da VII REUNIÃO DE UCAS e I CONGRESSO DA UCA ULS Tâmega e Sousa, até às 23.59h do dia 10 de Novembro de 2024. 2. Os resumos podem ser submetidos em português. Deve ser utilizada linguagem simples e evitados os erros ortográficos, que serão da responsabilidade dos autores. 3. O corpo do resumo está limitado a 2500 caracteres, sem espaços. O texto deve ter a seguinte estrutura: Introdução, Material e Métodos, Resultado e Conclusão. Pode ser incluída uma imagem ou uma tabela. 4. Os resumos não deverão, de forma explícita ou implícita, referir o local ou instituição onde foram efetuados os trabalhos. 5. São aceites até um máximo de seis autores por resumo. 6. O apresentador deve ser claramente indicado na submissão do resumo, que deve ter tido participação relevante no trabalho apresentado e tem que estar inscrito no congresso. A submissão deve indicar o nome completo do autor (apresentador), endereço de correio eletrónico e identificação da instituição de origem. 7. Os resumos podem ter sido previamente apresentados em reuniões locais de serviço/departamento ou em congressos internacionais realizados fora de Portugal. Não serão aceites trabalhos apresentados previamente em congressos nacionais e/ou publicados em revistas científicas. 8. Poderão ser aceites, estudos clínicos ou experimentais, casos clínicos e trabalhos na área de gestão. 9. Estudos que envolvam animais ou humanos, devem ser conduzidos segundo as regras europeias sobre ética na investigação humana e animal. É necessária a indicação explícita de aprovação prévia por um comité de revisão local, comissão de ética ou afim, de que se fará prova se solicitado. 10. Qualquer conflito de interesses de qualquer dos autores deve ser explicitado através de uma Declaração de Interesses. A apresentação não poderá ser influenciada por interesses comerciais. 11. Os autores assumem a responsabilidade pela obtenção das autorizações devidas à utilização de imagens. 12. O apresentador será informado da decisão através de correio eletrónico até ao dia15 de Novembro de 2024. 13. Todos os trabalhos admitidos, serão apresentados na VII REUNIÃO DE UCAS e I CONGRESSO DA UCA ULS Tâmega e Sousa no dia 29 ou 30 de Novembro de 2024. 14. De acordo com a decisão do Júri serão apresentados sob a forma de Comunicação Oral e Poster. 15. Os apresentadores dos posters e comunicações orais aceites, receberão instruções sobre a formatação e tipo de ficheiro em que devem ser apresentados. Este ficheiro deve ser submetido no formulário de submissão de resumos à VII REUNIÃO DE UCAS e I CONGRESSO DA UCA ULS Tâmega e Sousa, impreterivelmente até às 23:59h de 22 de Novembro 2024. Qualquer ficheiro recebido após este limite será excluído da seleção e respetivas apresentações. 16. Os trabalhos serão apresentados e discutidos numa sessão agendada e anunciada publicamente pela Organização da VII REUNIÃO DE UCAS e I CONGRESSO DA UCA ULS Tâmega e Sousa. 17. As comunicações orais não deverão exceder os 8 minutos de apresentação, a que se seguirá uma breve discussão de 3 minutos, caso o júri o entenda. Os posters deverão ser apresentados em 3 minutos, com 1 minuto de discussão. 18. Os trabalhos serão divididos nas seguintes áreas: Especialidades Cirúrgicas; Anestesiologia; Gestão e Enfermagem; podendo os autores ser médicos, enfermeiros, gestores, investigadores ou alunos em formação pré-graduada na área de saúde. 19. A cada trabalho apresentado será atribuído um certificado com o nome de todos os autores, não sendo efetuadas cópias. 20. É assumido o conhecimento e aprovação de todos os autores da submissão do resumo. 21. Os autores comprometem-se a autorizar a eventual publicação no site da APCA dos Resumos dos seus Trabalhos Científicos. |
PRÉMIOS |
Com os “Prémios APCA/2024” pretende-se distinguir, nos termos do presente regulamento, trabalhos originais, sobre aspetos da investigação básica, clínica ou descrição de casos clínicos no âmbito da Cirurgia de Ambulatória da autoria de médicos, enfermeiros, gestores, investigadores ou alunos em formação pré-graduada na área de saúde. Prémios Serão atribuídos 4 Prémios de melhor trabalho de Comunicações Orais, nas seguintes áreas da Cirurgia de Ambulatório: Especialidades Cirúrgicas; Anestesiologia; Gestão e Enfermagem. Serão atribuídos 4 Prémios de melhor Poster, nas seguintes áreas da Cirurgia de Ambulatório: Especialidades Cirúrgicas; Anestesiologia; Gestão e Enfermagem. a) Em cada uma das quatro áreas a premiar, o júri irá selecionar o melhor trabalho. b) Só será atribuído o certificado as Comunicações Orais e Poster que forem apresentadas. c) A cada uma das Comunicações Orais e Poster apresentados, será atribuído um certificado com o nome de todos os autores. d) Os melhores Trabalhos Científicos selecionados pelos júris terão esse reconhecimento descrito no certificado. e) Os Trabalhos Científicos premiados serão anunciados antes da Cerimónia de Encerramento e serão entregues os Prémios e os Certificados. |
COMITÉ CIENTÍFICO |
- O Júri será constituído por 12 elementos nomeados para o efeito pela Direção da APCA. – Competências a) Definir os critérios de seleção e avaliação dos trabalhos. b) Deliberar sobre a admissão dos trabalhos a concurso, classificação dos trabalhos e atribuição de Prémios. c) Deliberar sobre casos omissos no presente regulamento. d) Deliberar sobre a não atribuição de Prémios, sempre que julgue e justifique não haver razão para premiar qualquer trabalho. e) O Júri é soberano e as suas decisões não são passíveis de recurso. Quaisquer dúvidas sobre aspetos deste regulamento ou em situações omissas, deverão ser colocadas por email para o Secretariado Oficial. |
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