UCA do CHULN certificada com nível Ótimo do modelo ACSA

UCA do CHULN certificada com nível Ótimo do modelo ACSA

No dia 3 de setembro de 2021, foi concebida à Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) a Certificação de nível ÓTIMO, pelo Comité de Certificação da Direção-Geral da Saúde (DGS) - Modelo ‘Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía’ (ACSA), tornando se assim a primeira e, até a data, a única unidade hospitalar em Portugal com este nível de certificação.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, o Modelo de Certificação ACSA, adotado pela DGS, visa o reconhecimento da qualidade das organizações prestadoras de cuidados de saúde e a promoção do seu empenho voluntário na melhoria contínua, consolidando a cultura de qualidade e segurança. 

Em 22 de junho de 2020, a UCA do CHULN tinha já completado com sucesso este processo autónomo e voluntário de certificação, tendo-lhe sido atribuído o nível BOM. No entanto, devido a uma melhoria contínua de qualidade implementada, fruto do empenho e determinação da equipa multidisciplinar de qualidade da UCA, a Direção da Unidade de Cirurgia de Ambulatório do CHULN submeteu uma nova candidatura para a obtenção de um nível superior da certificação, tendo o mesmo sido alcançado.

Sedeada no Hospital Pulido Valente (Edifício Dom Carlos I), a Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte é de referência a nível nacional, destacando-se pela competência técnica, ética profissional e cultura de mérito, rigor e avaliação sistemática.